Apagão deixa bairro do Morumbi sem luz e para linha amarela do Metrô

Um apagão causado por uma falha em uma subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) deixou parte das zona Oestee zona Sul de São Paulo e algumas cidades da região metropolitana sem energia na manhã desta sexta-feira. O problema também interrompeu por duas vezes a circulação de trens na Linha 4-Amarela do Metrô (Luz-Butantã).

Em nota, a CTEEP disse que houve, às 5h48m, o desligamento de parte da subestação Milton Fornasaro, localizada na Zona Oeste da capital paulista, que passa por um processo de digitalização. Dez minutos mais tarde, de acordo com a companhia, 50% da carga estava restabelecida e a fonte de alimentação para a Linha 4 do Metrô, normalizada. As atividades na subestação, de acordo com a nota, voltaram à normalidade às 6h03m.

A concessionária de energia AES Eletropaulo, também em nota, disse que, após o problema na subestação, “iniciou um processo de manobras para minimizar o número de clientes afetados pela falta de energia da CTEEP e conseguiu restabelecer o fornecimento em até 14 minutos”.



Ainda de acordo com a concessionária, foram afetados moradores dos municípios de Barueri, Cajamar, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra; e parte dos bairros paulistanos de Alto de Pinheiros, Anhanguera, Barra Funda, Butantã, Campo Limpo, Consolação, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, bairro Morumbi, Vila Leopoldina e Vila Sônia.

Além do problema no início da manhã, entre 6h14m e 6h26, a Linha 4-Amarela do Metrô teve também uma falha causada no sistema elétrico, que interrompeu a circulação de trens entre 7h50m e 8h22m.

Em nota, a ViaQuatro, concessionária que opera o ramal diz que o “primeiro problema foi consequência da queda no fornecimento de energia elétrica que afetou a região do bairro do Butantã, onde está a subestação Vital Brasil, que alimenta parte do sistema da Linha 4” e que “a partir das 07h50, foi registrado novo problema, desta vez causado por uma falha interna no sistema elétrico, provavelmente consequência do problema anterior”.

De acordo com nota divulgada à imprensa pela ViaQuatro, a segunda falha provocou a paralisação total da linha até as 8h10m. Até 8h22m, quando a circulação de trens foi normalizada, a linha 4 operou parcialmente, no trecho entre as estação Paulista e estação Luz.

Fonte: O Globo





Deixe seu comentário