Bairro do Morumbi tem longo histórico de assaltos

O roubo à casa de Silvio Santos teria sido o primeiro na região neste ano, segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Portal do Morumbi, Celso Neves Cavallini. “Reclamar da polícia seria injusto, porque ela tem trabalhado. Agora não dá para controlar, tem muito bandido solto por aí.”

Mas o bairro, de alto padrão e ruas calmas, apresenta um longo histórico de assaltos. Em 2008, houve 42. Apenas entre 24 de dezembro daquele ano e 3 de janeiro de 2009, houve ataques a nove imóveis, cujos moradores estavam viajando. De janeiro a setembro de 2009, ocorreram 23 roubos na região.



Segundo estudo da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelado em setembro pelo Estado, 223 roubos a residências e condomínios (um em cada três dias, em média) podem ser considerados “sofisticados”. Os dados abrangem de 1º de janeiro de 2008 a 30 de junho de 2009.

A Polícia Militar e a Coordenadoria de Análise de Planejamento (CAP) da secretaria dividiram ainda esses roubos entre os praticados por quadrilhas organizadas e especializadas nesse tipo de delito (cerca de 35% do total) e aqueles que foram feitos por grupos semiamadores, que migraram recentemente para essa atividade (cerca de 65%). Segundo a secretaria, é considerado “roubo sofisticado” a invasão da casa ou prédio por mais de dois assaltantes, usando armas, disfarces ou outros métodos que indiquem um mínimo de organização.

Fonte: Agência Estado





Deixe seu comentário