CET vai proibir caminhões em quatro avenidas do Morumbi

O secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, anunciou na manhã desta segunda-feira (20) que caminhões serão proibidos em quatro avenidas do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com ele, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) constatou o aumento do volume de trânsito na região, pois muitos veículos proibidos de circular na Marginal Pinheiros passaram a utilizar avenidas do bairro, em vez do Rodoanel.

A proibição acontecerá nas avenidas Morumbi, Giovanni Gronchi, Jorge João Saad e Guilherme Dumont Vilares. “Nesses dias de restrição a caminhões na marginal e na Bandeirantes, nós identificamos um maior volume de veículos no Morumbi. A CET fez contagem, acompanhamento desses veículos, para ver de onde eles vinham e para onde eles iam. Ficou claro para a CET que ainda existia um volume muito grande de veículos que cruzava a cidade de São Paulo através dessas vias, usam esse caminho para ir para o Porto de Santos e cidades do ABC, quando a utilização adequada é pelo Rodoanel”, disse Branco.



De acordo com o secretário, o intuito das restrições é dividir o transporte de cargas na cidade – o que precisa ser entregue dentro da capital paulista deve ser feito em veículos menores, os chamados Veículos Urbanos de Carga (VUC), que também poderão circular nas novas vias restritas. No caso de cargas maiores que não podem ser divididas há horários especiais para o transporte.

O secretário não deu detalhes sobre dias e horários da restrição, mas afirmou que ela certamente seguirá os moldes da proibição na Marginal Pinheiros. O horário da restrição nessa via tem início às 5h e vai até as 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, começa às 10h e termina às 14h. Cardinale Branco afirmou que ainda esta semana a CET divulgará a data de início da proibição nessas quatro avenidas e os detalhes da medida.

A restrição a caminhões começou no dia 2 de agosto em um trecho da Marginal Pinheiros – entre as pontes do Jaguaré e do Morumbi – e nas avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho. Os motoristas tiveram um mês para se adaptarem às mudanças. No caso da nova restrição no Morumbi, o secretário disse que também haverá um período de adaptação. Os veículos utilitários de carga, os VUCs, estão liberados.

Fonte: G1





Deixe seu comentário