Comitê de São Paulo não fará loucura por abertura da Copa no Morumbi

Com o aval da Fifa para o Morumbi receber jogos das semifinais da Copa 2014, o Comitê Organizador do Mundial em São Paulo quer mais. Em reunião nesta sexta-feira, 14, no próprio estádio, representantes garantiram que correrão atrás agora da tão sonhada partida de abertura, mas sem “exageros financeiros”.

“Antes o Morumbi não servia sequer para receber os jogos, hoje já pode abrigar até uma semifinal”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente do comitê paulista. “Agora, se o custo [para receber a abertura] ultrapassar o esperado, que Belo Horizonte, Rio ou Brasília façam a abertura.”

Enquanto o São Paulo afirma que conseguirá dinheiro para executar o projeto, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) duvida do clube. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu uma linha de crédito especial de até R$ 400 milhões. As sedes têm agora 30 dias para apresentar a viabilidade financeira de suas obras.

“O São Paulo vê nessa Copa uma oportunidade pra ampliar e modernizar o seu estádio. Toda a expectativa, as especulações são naturais. Não é elegante chutar os custos, mas creio que eles têm o detalhamento de todo o projeto”, disse Carvalho, sem citar os valores. O presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio, presente na reunião, não quis falar com a imprensa.



Por outro lado, a Comissão de Fiscalizão e Controle quer pressa na definição dos jogos que o Morumbi receberá. A presidente Raquel Verdenacci explica que um jogo de abertura requer projetos mais caros em relação às obras para semifinal. No entanto, a definição mesmo está prevista apenas para outubro de 2011.

“Queremos para São Paulo todo um legado da Copa. Todas as obras de adequação e infraestrutura na cidade também serão feitas dentro da racionalidade. Não queremos obras faraônicas para depois ficarem sem uso”, disse.

Presidente da subcomissão da Copa, o deputado federal Silvio Torres reforçou o desejo de ver a abertura do Mundial de 2014 no Morumbi. Além das boas instalações do estádio, segundo ele, as condições da cidade também foram ressaltadas na reunião.

“O Morumbi é um dos três estádios privados previstos [Arena da Baixada e Beira Rio são os outros dois] e se inscreveu para receber a abertura. A cidade tem várias pré-condições para isto, e o Morumbi passa por exigências específicas”, disse.

Fonte: Agencia Estado





Deixe seu comentário