Defesa Civil quer demolir outras 31 casas perto de cratera no Morumbi

A Defesa Civil pretende demolir outras 31 casas perto de uma cratera que foi aberta em uma rua de Paraisópolis, no Morumbi, na Zona Sul de SP, após chuvas fortes atingirem a região nesta terça-feira (27). A Prefeitura interditou 40 imóveis após o surgimento do buraco. Nove casas que corriam risco iminente de desabar já foram demolidas nesta quarta-feira (28).

O problema teve início com chuvas no domingo (25). Parte de uma casa, construída em cima de um córrego, desabou e provocou a formação da cratera na calçada da via.

Segundo David Monteiro, coordenador da Defesa Civil da Subprefeitura do Campo Limpo, a cratera já estava tampanda e a rua liberada para a passagem de veículos na tarde desta quinta-feira (29). “Fizemos um trabalho de solapamento do buraco. Jogamos pedra e liberamos a via. Está sem calçadão, mas os carros conseguem passar”, comentou. O córrego também já foi desobstruído.



Como as medidas emergenciais já foram tomadas, Monteiro afirmou que a Prefeitura iniciou negociações com os moradores das 31 casas restantes para que eles deixem os imóveis. Uma avaliação determinou que as casas correm risco de desabar também. “Não tem conserto, pois elas estão construídas em cima da galeria [do córrego]”, disse o coordenador. “Como o risco dos imóveis está estabilizado, vamos conversando com os moradores. Os que forem aceitando, vão saindo e nós vamos derrubando as construções”. Caso o risco se agrave, as famílias serão obrigadas a sair.

Segundo Monteiro, as obras feitas no local em que a cratera foi aberta são temporárias, pois a Prefeitura planeja fazer a canalização do córrego e derrubar a galeria.

Sobre a situação dos moradores, o subprefeito do Campo Limpo, coronel Trajano Conrado, afirmou que todos já foram inscritos em programas da Secretaria de Habitação. “De imediato, [a Prefeitura] está disponibilizado o aluguel social e a remoção para onde as pessoas desejarem. Estamos tentando minimizar os riscos”, afirmou o subprefeito nesta quarta.

Fonte: G1





Deixe seu comentário