Depois de quatro projetos reprovados, São Paulo quer mudar o quinto, que foi aprovado pela Fifa. Manobra não será aceita pelo Comitê Local

Nem jogo, muito menos abertura. O estádio do Morumbi está praticamente fora da Copa do Mundo de 2014. Se na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, não for apresentada a viabilidade financeira para o projeto aprovado pela Fifa, o Comitê Organizador Local não irá mais aceitar pedidos de maior prazo ou mudanças.

– São Paulo tem de apresentar até o próximo dia 14 de junho a viabilidade do quinto projeto apresentado, aquele que foi aprovado pela Fifa. Se isso não acontecer, o Comitê Organizador Local vai enviar aos representantes de São Paulo a nossa decisão – explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF.

O assunto Morumbi voltou a entrar na pauta da CBF nesta quarta-feira depois que a “Folha de S.Paulo” publicou matéria dizendo que a intenção de São Paulo é abrir mão da abertura da Copa do Mundo e buscar a aprovação de um projeto mais barato, de um estádio sem as exigências solicitadas para o jogo inaugural.

Como o comitê paulista já teve quatro outros projetos reprovados pela entidade máxima do futebol mundial, o Comitê Organizador Local (LOC) acredita que o Morumbi já teve todas as suas chances e que não há mais tempo, levando em consideração que o Brasil tem recebido críticas da Fifa por conta do atraso.



Há a possibilidade de um plano B, que seria a construção de um novo estádio na capital paulista. Só que nesse caso o projeto já teria de ser enviado com a viabilidade financeira. Mas sendo assim o São Paulo não poderia tentar uma nova cartada? Não. Justamente por a relação com o LOC estar desgastada.

São Paulo tem de apresentar até o próximo dia 14 de junho a viabilidade do quinto projeto apresentado”
Rodrigo Paiva

O principal problema para o Morumbi é justamente o financiamento. Embora o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tenha disponibilizado R$ 400 milhões para cada estádio, o São Paulo Futebol Clube não conseguiu apresentar as garantias necessárias para receber o recurso.

Esse mesmo problema atinge os outros dois estádios privados que pretendem receber a Copa do Mundo de 2014: Arena da Baixada, em Curitiba, e Beira-Rio, em Porto Alegre. Todas as outras nove sedes terão estádios bancados pelo estado.

Em nota oficial, o Comitê Paulista disse que na próxima segunda-feira vai enviar novo projeto de requalificação do Morumbi. Mas ele não deve ser aceito.

Fonte: G1





Deixe seu comentário