Fifa vetará Morumbi para a Copa de 2014 ainda na África

A Fifa anunciará no máximo até o fim do mês a exclusão do estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, da Copa do Mundo de 2014. De acordo com um alto executivo da entidade, que está na África do Sul, não há a possibilidade de a arena ser confirmada como sede do estado de São Paulo no evento. O executivo falou com a Agência Estado na noite desta quarta-feira, em Johannesburgo.

Pouco antes, o Comitê Executivo de São Paulo para a Copa de 2014 emitiu nota oficial na qual comunicava que um novo projeto “de requalificação” do Morumbi será enviado na próxima segunda à Fifa. No entanto, a entidade nem sequer vai analisar o projeto. O comitê tomou a iniciativa depois de concluir que não conseguiria levantar o total de R$ 630 milhões para reformas que deixariam o Morumbi em condições de receber jogos da fase semifinal do Mundial.

Na edição de 13 de abril deste ano, o Estado de S. Paulo antecipou que o Morumbi não seria palco da Copa de 2014. Desde então, houve vários desmentidos oficiais da reportagem que partiram das três esferas de governo, do São Paulo Futebol Clube e do próprio comitê local – todos confirmando o Morumbi como a única arena do estado para o Mundial.



Na visão da cúpula da Fifa, o comitê de São Paulo e o próprio clube blefaram por quase dois anos, com a apresentação de projetos que sempre necessitavam de alguma correção. Entenderam que isso era um jogo de seus protagonistas para ganhar tempo e recorrer a dinheiro público a fundo perdido quando os prazos estivessem se exaurindo.

No momento em que o Comitê Organizador da Copa, presidido por Ricardo Teixeira, aprovou em série todos os 12 projetos técnicos, no mês passado, começou uma corrida contra o tempo para que cada sede apresentasse em 30 dias as garantias financeiras que viabilizariam as obras. Na prática, esses prazos se encerram neste final de semana. Mas a decisão da Fifa, técnica e também política, quanto à exclusão do Morumbi, já vem lá de trás, do início de abril.

A perda do Morumbi para o Mundial, cristalizada na Fifa, pode ser um agravante para o comitê de São Paulo se não for apresentado em pouco tempo uma alternativa da cidade para a realização de jogos na capital. “Se o comitê insistir com o Morumbi e não redirecionar a questão, o estado de São Paulo vai passar a correr o risco de não ter nenhum jogo do Mundial em 2014″, disse o executivo da Fifa à Agência Estado. Mesmo assim, a hipótese é remota.

Fonte: Agência Estado





Deixe seu comentário