Monotilho ligará Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta terça-feira (6) que o primeiro trecho da obra da Linha 17-Ouro do Metrô, que será operada como monotrilho, só ficará pronto depois da Copa do Mundo de 2014. Inicialmente, a expectativa do governo paulista era que os trens começassem a circular entre o Aeroporto de Congonhas (no bairro do Campo Belo) e o bairro do Morumbi, na Zona Sul de SP, antes do mundial.

O primeiro trecho com 7,7 km terá as estações Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. De acordo com a Secretária de Transportes Metropolitanos, o atraso da inauguração da obra se deve à demora na obtenção das licenças ambientais. A licença ambiental de instalação da nova linha do Metrô foi publicada em Diário Oficial no fim de março.



Quando assinou a autorização para o início das obras, ainda em março, Alckmin ressaltou a intenção para que as estações estivessem prontas e funcionando até a Copa. “Serão dois anos de obras, nós vamos correr o máximo para ficar pronto antes da Copa do Mundo, se possível. As pessoas vão poder sair do Aeroporto de Congonhas e pegar o trem”, disse.

Alckmin visitou nesta terça-feira as obras do monotrilho na Avenida Jornalista Roberto Marinho. Quando estiver totalmente concluída, a linha terá 17,7 km de vias elevadas. A Linha 17- Ouro contará com 18 estações, um pátio de manutenção e uma frota de 24 trens, com três carros cada, que já estão em fabricação, segundo o governador.

O governador afirmou ainda que, na próxima semana, será lançado o edital de pré-qualificação para o Expresso Guarulhos e para a extensão da Linha 9-Esmeralda, ambos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Fonte: G1





Deixe seu comentário