Palácio dos Bandeirantes apresenta exposição de presépios no Morumbi

Cerca de 50 presépios provenientes do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Memorial da América Latina, Pavilhão das Culturas Brasileiras do Museu da Cidade de São Paulo e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil estarão expostos no Palácio dos Bandeirantes. O evento é promovido pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, e acontece até 5 de janeiro de 2014.

Destacando artefatos produzidos no Brasil, de Norte a Sul, em áreas rurais, pequenas cidades do interior ou ainda em grandes centros urbanos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essas peças trazem materiais e estilos diversos e peculiares a cada região.

Do acervo dos Palácios, serão expostas imagens de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora dos Prazeres, Nossa Senhora do Rosário do Frei Agostinho de Jesus e um oratório de altar – peças produzidas entre os séculos XVII e XVIII, além da tela Religião brasileira I (1927), de Tarsila do Amaral, entre outras obras.



A palavra presépio (praesepium), de origem hebraica, significa “manjedoura dos animais” ou “estábulo dos animais”. Juntamente com a árvore de Natal, o presépio é uma das tradições natalinas, remetendo-nos diretamente à cena do Nascimento do Menino Jesus.

O costume de montar presépios antes do Natal foi iniciado por São Francisco de Assis, que, em 1233, na cidade italiana de Greccio, resolveu fazer uma montagem teatral do Nascimento de Jesus Cristo. Séculos mais tarde, em 1700, esse costume se propagou pelo mundo inteiro, especialmente a partir de Nápoles, onde se tornou motivo de grandes competições e exibições de verdadeiras obras de arte.

Serviço
Local: Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo/SP
Data: até 5 de janeiro de 2014
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita e acessível a pessoas com deficiência
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br
Todas as visitas são acompanhadas por educadores





Deixe seu comentário