Polícia tenta pôr fim a flanelinhas e programa operação no Morumbi

O Departamento de Polícia de Proteção a Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, pretende intensificar operações contra flanelinhas nos arredores de estádios de São Paulo. A ação policial entrará em sua 5ª edição nesta quarta-feira para o duelo entre São Paulo x Goiás, às 21h50, no Morumbi, pela Copa do Brasil. Autoridades mapearam a região no intuito de detectar os guardadores.

Nos últimos quatro grandes jogos realizados no Estado foram detidos 133 flanelinhas, que cobravam até R$ 100 para permitir que o carro fosse estacionado próximo aos estádios. Três cambistas foram detidos. Eles pagaram fiança e foram liberados.

A reportagem acompanhou o procedimento adotado pelo DPPC, da Polícia Civil, no segundo jogo das finais entre Santos x Guarani, vencido pelo time alvinegro por 4 a 2. Ao serem flagrados tentando extorquir motoristas, os guardadores foram repreendidos por policiais armados.

Os guardadores foram encaminhados a veículos da Polícia Civil que ficaram no Estádio do Morumbi e, posteriormente, levados à delegacia. No local foi feito um termo circunstanciado. Eles foram liberados em seguida. Ao todo, 39 flanelinhas foram detidos neste dia. A maioria deles tem passagem pela polícia.



De acordo com o delegado do DPPC, Fernando Schmitd, a colaboração dos motoristas é fundamental para que um guardador seja detido e enquadrado pela prática de extorsão, que é crime.

“Estamos trabalhando para que não haja esse incômodo ao cidadão e contamos também com a ajuda do motorista para acabar com essa prática. Se um flanelinha te pedir dinheiro, pegue o celular na hora e chame a polícia. Ela irá ao local e o torcedor não precisará pagar nada, além de colaborar para a detenção deles”, informou o delegado do DPPC.

A operação anti-flanelinhas entrará em sua 5ª edição. Caso continue apresentando resultados práticos, a estratégia se estenderá a shows e eventos de grande porte em São Paulo.

Balanço Operação Flanelinha feito pelo DPPC:

6 maio – Guarani x Santos – (Morumbi)
15 flanelinhas detidos

9 de maio – Corinthians x Emelec (Pacaembu)
53 flanelinhas detidos
3 cambistas detidos – pagaram fiança e liberados

10 de maio – São Paulo x Ponte Preta (Morumbi)
26 flanelinhas detidos

13 de maio – Santos x Guarani (Morumbi)
39 flanelinhas detidos

Fonte: UOL





Deixe seu comentário