Promotoria Estadual investiga obra do Corredor Metropolitano que ligará Diadema ao Morumbi

O MPE (Ministério Público Estadual) informou ontem que instaurou um inquérito civil para investigar as causas de o Corredor Metropolitano ABD – que, quando estiver completo, ligará Diadema ao Morumbi – ainda não estar concluído, depois de 23 anos de início da obra. Parada desde o fim da década de 1980, a construção foi retomada em dezembro. A promessa da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pela gestão, é de que tudo esteja pronto até o segundo semestre.

Promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social do MPE, Saad Mazloum contou que quase caiu “para trás” quando tomou conhecimento da situação do Corredor ABD, em maio. Três dias depois de receber uma denúncia de um morador da região de que a obra estava em andamento há tanto tempo, Mazloum instaurou o inquérito para a averiguação de supostas irregularidades, como, por exemplo, improbidade administrativa.

“Quero saber primeiro porque está demorando tanto; e segundo, quando vai acabar a obra”, questiona Mazloum. Em resposta, EMTU informa que entrega o corredor finalizado julho, conforme o contrato com a construtora que ganhou a licitação no ano passado. “A EMTU/SP declarou ao Ministério Público que foi assinado o contrato com a empresa para realização das obras do Corredor Diadema-São Paulo (Morumbi) em novembro de 2009, no valor de R$ 22, 9 milhões, com término da obra previsto para até o dia 31/07/2010?, informa nota emitida pela empresa na tarde de ontem.



Mazloum diz que pediu também explicações ao Metrô (Companhia do sobre as paralisações nas obras durante sua gestão. Em resposta, segundo o promotor, a empresa alega que foi por falta de repasse do governo estadual que a obra parou tantas vezes. Procurada, a companhia não comentou a afirmação do promotor. Mas declarou que “o Metrô irá responder aos questionamentos do Ministério Público, como sempre fez”.

Em dezembro, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, declarou que houve “problemas jurídicos, novas licitações, brigas entre participantes” que dificultaram a retomada da obra.

Atualmente, veículos de passeio dividem o espaço com coletivos no Corredor Metropolitano ABD. Trechos da via foram recapeados, mas faltam ainda placas e pintura. Além da construção do trecho entre Diadema e o Morumbi, onde as linhas de coletivos serão interligadas aos trens metropolitanos. A intenção é que trólebus circulem por toda a extensão das vias, porém, a eletrificação total do corredor deverá acontecer apenas em 2011.

No trecho em atividade, seis milhões são transportados por mês entre Jabaquara e São Mateus – respectivamente nas zonas Sul e Leste da Capital – e os municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário