Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo no Morumbi

Roberto Gomes Pedrosa O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo tem a missão de documentar, preservar e divulgar aproximadamente 3.500 obras de arte de grande importância histórica e artística que fazem parte do patrimônio do Estado.

Tais obras estão instaladas em espaços repletos de história, como o Palácio dos Bandeirantes e o Palácio do Horto, em São Paulo, e o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

A aquisição da coleção foi iniciada no final dos anos de 1960, quando Luís Arrobas Martins, Secretário da Fazenda do Governo Abreu Sodré, cria o Grupo Executivo de Aproveitamento do Palácio de Campos do Jordão – GEAPAC, formado por críticos de arte e especialistas para auxiliá-lo na escolha das obras. Assim, foi formada a coleção que privilegiou a Arte Moderna Brasileira na pintura, o Barroco na imaginária e no mobiliário artístico, estilos ecléticos na louçaria, prataria e objetos de adorno. A partir de então, novas aquisições foram feitas por meio de concursos e doações.

Como instituição que preserva o bem patrimonial público, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios promove o acesso do público a obras de fundamental importância para a História da Arte brasileira por meio de exposições de suas pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos. É desta forma que se procura ampliar a produção de conhecimento artístico, oferecendo-se atividades de oficinas com artistas, visitas orientadas, seminários e palestras sobre os temas das exposições.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo - Morumbi
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 - Bairro Morumbi - São paulo - SP - CEP: 05650-905
(11) 2193-8282 / 2193-8623 / 2193-8139





Sobre o EncontraMorumbi
Fale com EncontraMorumbi
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Morumbi no Facebook siga o Encontra Morumbi no Twitter Encontra Morumbi no Google+


Termos EncontraMorumbi | Privacidade EncontraMorumbi