Pinakotheke no Morumbi

Pinakotheka no Morumbi

Pinakotheke iniciou suas atividades em 1980, como uma organização especializada no planejamento e na produção de exposições e livros exclusivamente voltados para a história da arte no Brasil.

Desde então, apresentou ao público mais de 30 mostras e 24 publicações específicas. Em termos quantitativos isto significa ter selecionado, classificado, transportado, segurado e exibido cerca de 2.000 obras de arte, sobretudo no Rio de Janeiro, mas também em São Paulo, Buenos Aires e Lisboa, interagindo com as principais instituições culturais dessas cidades: Museo Nacional de Bellas Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu do Primeiro Reinado, Museu da Casa Brasileira e Paço das Artes de São Paulo, dentre outras.

E no que se refere às atividades editoriais, significa ter publicado 5.000 páginas inéditas sobre artistas brasileiros, de meia centena de autores, em 70.000 volumes, ilustradas com reproduções fotográficas de cerca de 1.800 obras de arte.

Em julho de 1994 inaugurou sua sede própria, com a conclusão do processo de reconstrução ambiental do terreno e restauração dos prédios situados na Rua São Clemente 300, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

A nova sede conta com infra-estrutura cuidadosamente apropriada para montagem de exposições dotadas de requintados recursos de informação e comunicação; reserva técnica de obras de arte implantada em consonância com rigorosos padrões de excelência; biblioteca e bases de dados sobre história da arte no Brasil; além de escritórios e oficinas para planejamento e produção de equipamentos de iluminação e instalações especiais.

A qualidade técnica de seus projetos assegurou-lhe a distinção de ter até o momento conquistado oito dos mais importantes prêmios para projetos culturais, livros e exposições de arte, do Instituto Nacional do Livro, da Câmara Brasileira do Livro, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, da Associação Paulista de Críticos de Arte e do Comitê Brasileiro do Internacional Council of Museums.

Embora atuando também no campo editorial, Pinakotheke vem estabelecendo variadas linhas de atividade voltadas para o aperfeiçoamento tecnológico e cultural no setor museográfico.

Assim, procedeu à organização estrutural de diversas coleções particulares de arte, dentre as quais se destaca a Coleção Roberto Marinho, bem como forneceu recursos e instalações especiais para o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a Universidade de Fortaleza, o Museu Antônio Parreiras e a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa.

Pinakotheke - Morumbi
Rua Ministro Nelson Hungria, 200 - Bairro: Morumbi


Fonte: http://www.pinakotheke.com.br





Sobre o EncontraMorumbi
Fale com EncontraMorumbi
Anuncie no EncontraMorumbi
Cadastre sua Empresa no EncontraMorumbi (grátis)



Termos EncontraMorumbi | Privacidade EncontraMorumbi
Bandeira da cidade de São Paulo