Museu da Abadia São Geraldo no Morumbi

O Museu da Abadia São Geraldo no Morumbi, inaugurado em dezembro de 1999, foi criado para preservar e divulgar a memória da Congregação Húngara da Ordem Beneditina, presente no Brasil desde a década de 1930 com a vinda dos primeiros monges.

Os beneditinos húngaros procedentes da Arquiabadia de Pannonhalma chegaram ao Brasil para fazer a cura de almas da colônia húngara estabelecida em São Paulo e Norte do Paraná.

museu-da-abadia-sao-geraldo

Sobre Museu de Abadia São Geraldo no Morumbi

O Museu da Abadia São Geraldo, ou Museu do Colégio Santo Américo está situado no Morumbi na cidade de São Paulo.

No museu estão presentes os reflexos e conquistas de mais de sete décadas de trabalho dos beneditinos dessa comunidade monástica, entre eles, muitos objetos da cultura tradicional húngara, obras de arte, artesanatos e muito da história do Colégio Santo Américo que foi fundado pelos monges no ano de 1951.

O Museu da Abadia São Geraldo está situado nas dependências do Mosteiro São Geraldo, que é sede da Abadia no estado de São Paulo, e promove exposições temáticas periódicas com o apoio dos programas de multimídia interativa destinadas ao público do Colégio Santo Américo, as visitas são feitas programadamente e são monitoradas.

A memória de mais de sete décadas de trabalho dessa comunidade monástica no país está expressa no acervo do museu, reunido inicialmente por Dom Severino Kögl. São objetos da cultura popular húngara, obras de arte, numismática, indumentária tradicional, artesanato, além de material relativo à vida beneditina e à história do Colégio Santo Américo, fundado pelos monges em 1951.



Acervo Museu de Abadia São Geraldo no Morumbi

Algumas das obras do acervo do museu da Abadia São Geraldo, são do artista húngaro, Bálint Fehérkút, famoso por escapar de um dos piores campos de concentração da União Soviética. Bálint possui em seu acervo, mais de 50 obras históricas e inovadoras. Seus trabalhos foram catalogados pela Ordem dos Carmelitas, no ano de 1951, o pintor e escultor participou e se destacou na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, posteriormente no ano de 1968, o artista também obteve destaque no XXXIII Salão Paulista de Belas Artes.

O item mais famoso do acervo do Museu da Abadia São Geraldo é o quarto que recebeu o polonês Papa João Paulo II durante sua estadia na cidade de São Paulo em julho de 1980, o quarto esbanja simplicidade e ainda é usado para receber as entidades religiosas que vem visitar a abadia ou a cidade. [5]

Também é encontrado no museu, uma sala destinada aos itens que fazem parte da história do Colégio Santo Américo, entre eles estão: materiais escolares antigos, a primeira prova, uniformes e medalhas conquistadas pelas equipes esportivas.

Horário de Funcionamento Museu de Abadia São Geraldo no Morumbi

  • Segunda a Sexta das 09h às 13h00

Endereço e Telefone Museu Colégio Santo Américo no Morumbi

  • Rua Santo Américo, 357 – Bairro Morumbi – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3742-1888

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário