Comitê Paulista entrega novo projeto do Morumbi à Fifa

O Comitê Executivo Paulista para a Copa do Mundo de 2014 enviou nesta quinta-feira (15) à Fifa o novo projeto de reforma do estádio do Morumbi, que, segundo a entidade, atende às exigências técnicas da organização que rege o futebol mundial. A expectativa é que a arena do São Paulo tenha condições de receber a abertura do Mundial com as revisões efetuadas.

“Acreditamos que o projeto atual esteja bem completo, qualificando tecnicamente o estádio para a abertura, que deve ser definida pela FIFA apenas em dezembro”, diz Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris) e coordenador do Comitê Paulista.

O novo projeto do Morumbi tem como principais pontos a eliminação total dos “pontos-cegos”, um dos grandes motivos de crítica ao estádio. Além disso, as arquibancadas serão avançadas para que fiquem mais próximas ao campo, e serão construídos 82 camarotes.



Segundo Ralf Amann, arquiteto da GMP, empresa alemã que trabalhou na Copa de 2006 e auxilia na reformulação do Morumbi, o estádio paulistano terá capacidade para 67.450 pessoas, sendo que 60 mil assentos serão pagos. O restante fica destinado para imprensa e parceiros. “Esse é um processo dinâmico e aconteceu em todas as Copas do Mundo. Faz parte do procedimento a constante alteração do plano conforme as análises feitas pela FIFA e os relatórios que apontam o que deve ser melhorado”, diz Amann.

O gramado deve ser rebaixado em três metros para melhorar a visibilidade dos torcedores. Este ponto só foi possível com a promessa de canalização do córrego Antonico, que passa pela região, além da construção de três piscinões, para evitar problemas de alagamento.

O plano também projeta uma passagem subterrânea que conecte o TV Compound, área que recebe equipamentos de transmissão televisiva, ao estádio. Pelo túnel passarão cabos de transmissão.

Ainda no entorno do Morumbi, haverá uma estação do monotrilho que liga a arena ao sistema metroviário paulista, e local para o Comercial Display, área exigida pela Fifa para comercialização de produtos oficiais e ações de patrocinadores.

Não há previsão de quando a entidade dará sua análise sobre o novo projeto. Porém, em outras vezes o parecer foi dado em menos de um mês. “Vamos aguardar, mas a expectativa é muito positiva”, comenta Caio Carvalho.

Fonte: UOL





Deixe seu comentário