Capela do Morumbi ganha “céu” em seu Interior

Local que privilegia intervenções as quais dialogam com o edifício, a Capela do Morumbi inaugura no dia 1º de maio, às 11h, a instalação Contra.céu, de Marcelo Moscheta. O artista plástico é conhecido por produzir obras que trabalham conceitos como “efêmero”, “espaço”, “tempo” e “a relação do homem com a natureza”. No projeto, ele construiu uma grande peça de 3,5 metros de altura por 5 metros de largura, montada em ferro, PVC, madeira e placas de aço inox polidas. A instalação representa um pedaço do céu que se projeta acima do espectador.

O artista explica que o nome da obra remete ao termo contrapiso (parte do solo antes de receber o acabamento final). “O chão e o céu são dualidades das quais somos formados: Terra e Paraíso, o bem e o mal”. Em razão desse conceito, o espaço da capela se torna fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois é possível criar esse diálogo “celestial” entre o motivo e o ambiente. Moscheta conta que a paisagem funciona como ponto contrário, o qual dá abertura a uma análise de si mesmo. A obra fica em exposição até 27 de julho.



A ideia surgiu a partir de pesquisas sobre as grandes explorações do século 19, que chegaram aos pólos do planeta e aos cumes dos mais altos montes em uma tentativa de descoberta do lugar e do próprio limite do homem. Segundo o artista, a obra se relaciona com esses acontecimentos procurando construir um lugar ideal como retrato fiel das relações de perfeição e de equilíbrio.

Moscheta espera, dessa forma, trabalhar todas as possibilidades de olhares para um mesmo local, utilizando formas e materiais que não se limitam apenas por meios sensíveis. “Desejo que toda a estrutura possa ser mostrada, revelando diversas surpresas a cada ângulo, sempre que o visitante se aproxime do céu criado no interior da capela.”

SERVIÇO

Inauguração da instalação Contra.céu
Data: a partir de 1º de maio
Horário: 11h
Local: Capela do Morumbi
Endereço: Av. Morumbi, 5.387, Morumbi
Telefone: 3772-4301

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário