Metrô de SP obtém licença ambiental para construção de monotrilho no Morumbi

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (21) que o Metrô obteve na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo a licenca ambiental de instalação da Linha 17 do Metrô.

“É muito importante, inclusive para a Copa do Mundo, porque é a linha do aeroporto de Congonhas. Começaremos imediatamente a obra, ela está licitada, contratada e vamos dar a ordem de serviço e iniciá-la”, disse Alckmin.

De acordo com o Metrô, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente deverá publicar nesta quinta (22), no Diário Oficial do Município, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para início das obras do primeiro trecho de 7,7 km do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô, que ligará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O Metrô afirmou que, com a licença de instalação em mãos, finalizará junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e ao Consórcio Monotrilho Integração – vencedor da licitação para a implantação da linha – os preparativos para dar início às obras na última semana deste mês ou nos primeiros dias de abril.

Nessa etapa, a Linha 17-Ouro será importante meio de interligação do aeroporto de Congonhas com a estação Morumbi da CPTM (Osasco-Grajaú), atendendo à concentração da rede hoteleira na região da avenida Berrini e avenida das Nações Unidas. Este trecho inicial da Linha 17-Ouro está previsto para operar em 2014. Sua demanda estimada é de 5 mil passageiros/dia.



O segundo trecho, com 6,5 km, interligará o aeroporto de Congonhas à Linha 1-Azul do Metrô, na estação Jabaquara. No percurso, a Linha 17 estará conectada à Linha 5-Lilás, na futura estação Água Espraiada/Campo Belo. Já o terceiro trecho, com extensão de 3,5 km, fará conexão com a Linha 4-Amarela na estação São Paulo-Morumbi, passando pelo bairro de Paraisópolis.

A Linha 17-Ouro, cujo contrato para implantação foi assinado em 30 de julho do ano passado, terá 17,7 km de extensão, 18 estações e fará conexão com as linhas 1-Azul (estação Jabaquara), 4-Amarela (estação São Paulo-Morumbi) e 5-Lilás (estação Água Espraiada/Campo Belo), bem como com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (estação Morumbi). A demanda total prevista para o trecho Jabaquara–São Paulo/Morumbi é de 252 mil usuários/dia.

O monotrilho da Linha 17-Ouro terá carros sobre pneus. Movido à energia elétrica, o trem circulará a uma altura entre 12 e 15 metros do solo, dependendo do trecho, correndo sobre vigas de concreto. A frota será composta por 24 trens. Com capacidade para 400 passageiros, as composições terão ar-condicionado e toda a tecnologia presente nos novos trens que São Paulo está adquirindo, além de operação com o mesmo índice de qualidade das demais linhas do Metrô.

Fonte: G1





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