Obras atrapalham o trânsito na região do Morumbi

Obras iniciadas ontem em mais de 10 quilômetros do corredor de ônibus Campo Limpo-Rebouças, nas zonas sul e oeste de São Paulo, devem causar transtorno para quem circula entre o bairro do Morumbi e o centro de São Paulo. Pelo local, passam cerca de 250 coletivos por hora, levando aproximadamente 300 mil passageiros todos os dias.

Na primeira fase das obras, será interditada a faixa da esquerda da Avenida Professor Francisco Morato, entre as Ruas Aparaó e Edmundo Scannapieco, em direção ao centro, em um trecho de 800 metros.

Os ônibus das 15 linhas municipais que passam pelo local deverão circular pela faixa da direita. As linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) serão desviadas para a Avenida Eliseu de Almeida. A previsão é de que o trecho esteja pronto em 25 dias.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta o motorista a usar rotas alternativas pelas Ruas Aparaó, Comandante Lira, Lício Marcondes do Amaral e Três Irmãos. As Avenidas Eliseu de Almeida e Giovanni Gronchi e a Rodovia Raposo Tavares também são opções.



Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, a expectativa é de que as obras sejam concluídas até maio do ano que vem. A pavimentação do corredor com concreto deverá custar R$ 22,9 milhões. O objeto principal é aumentar a vida útil do piso, diminuindo gasto com manutenção ao longo do tempo.

A SPTrans espera também aumentar a velocidade média dos ônibus em até 15%. Isso permitiria a inserção de até 2.250 ônibus no sistema.

Limite de velocidade. Começa a valer hoje o novo limite de velocidade em importantes avenidas das regiões norte, centro e sul de São Paulo. Em todas houve redução de 70 para 60 km/h.

As reduções começam a vigorar no eixo de 10 km formado pelas Avenidas Braz Leme, Pacaembu, Rio Branco, Doutor Abraão Ribeiro e Rudge, Ponte da Casa Verde e Viaduto Engenheiro Orlando Murgel. A CET alerta que os radares já começam a partir de hoje a fiscalizar o novo limite.

Na zona sul, também passa a ter o limite de 60 km/h a Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Fonte: O Estado de S. Paulo





Deixe seu comentário