Parque Burle Marx no Morumbi

O Parque Burle Marx presta-se mais à contemplação do que ao lazer e à prática de esportes. Ocupa os 138 mil m2 da antiga propriedade do empresário Baby Pignatari e seu destaque são os jardins projetados por Burle Marx, o conjunto de esculturas do painel de altos e baixos relevos e os espelhos d’água

O Parque Burle Marx é administrado em conjunto com a Fundação Aron Birmann, criada especificamente para esse fim.

parque-burle-marx-no-morumbi

Sobre Parque Burle Marx no Morumbi

O Parque Burle Marx foi inaugurado em 29 de setembro de 1995, através do Decreto nº 35.537/95. No local há um conjunto de edificações projetadas por Oscar Niemeyer, na década de 50. Complementando a obra, Burle Marx implantou seu projeto paisagístico, com espécies vegetais ornamentais, espelhos d´água e painéis de concreto. A casa nunca foi concluída ou habitada e nos anos 90 foi demolida

O Parque Burle Marx tem 456.884 m2 , sendo 438.572 m2 de vegetação natural e implantada, 15.644 m2 de pisos impermeáveis, 148 de edificações e 2.252 m2 de lago. A flora compõe-se de espécies nativas da Mata Atlântica, dentre as quais podemos destacar o pau-ferro, pau-jacaré, sibipiruna, goiabeira, guarantã, ipê-amarelo, sacambu, ipê-roxo, jaboticabeira, bacupari, suinã e jeriva, e também por espécies exóticas, como a uva japonesa, a santa-bárbara, a tipuana, o jacarandá-mimoso, a palmeira seafortea, a noz-pecã, a casuarina e a castanha portuguesa, entre outras.

Merece destaque a figueira mata-pau que se desenvolveu sobre a ruína de uma casa antiga. Foram detectadas 77 espécies de aves, dentre as quais podemos citar o biguá e o irerê (aquáticas), o urubu-de-cabeça-preta, o gavião-carijó, o tuim, o pica-pau-anão, o João – velho, o alegrinho, o enferrujado, e a peitica, entre outros. Uma parte da vegetação é composta por um reflorestamento de eucaliptos.

casa-do-parque-burle-marx-no-morumbi



Há Três trilhas, com extensões entre 300 e 1.500 metros, no meio da mata, que circunda um lago e passa por uma pequena nascente. Além de conter um espelho d’água, córrego, uma nascente com água não potável, estacionamento para 20 veículos, sanitário com rampas de acesso e dimensão adaptada para deficientes físicos, 5 bebedouros, 20 lixeiras, bicicletario para 3 vagas, guarita. No Parque Burle Marx é proibido entrar com bolas, bicicletas, patins, motos e animais domésticos.

Horário de Funcionamento Parque Burle Marx no Morumbi

  • Segunda a Domingo das 07h às 19h00

Endereço e Telefone Parque Burle Marx no Morumbi

  • Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3746-7631

Outras informações e site

Mapa de localização

Parque Burle Marx no Morumbi
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário