Parque dos Eucaliptos

O Parque dos Eucaliptos foi inaugurado em 1995, e tem esse nome em função da grande quantidade de eucaliptos que abitam as dependências do local. Aberto ao público diariamente, trata-se de um reduto ideal para o descanso e lazer da família inteira.

Sibipiruna e aroeira são exemplos de espécies de plantas nativas existentes no parque, além de cafeeiro e espatódia, espécies exóticas introduzidas na vegetação do espaço. Já a fauna é representada por aves como o sanhaço, pardal, bem-te-vi, sabiá e outros pássaros.

História do Parque dos Eucaliptos no Morumbi

A área do Parque dos Eucaliptos na Super Quadra Morumbi pertencia a uma antiga chácara com mata nativa e bosque de eucaliptos, que depois foi preservada como área verde do condomínio implantado nas vizinhanças.

Em 1995, foi criado o Parque Eucaliptos com o objetivo de preservar essa pequena área para a comunidade local e para a qualidade ambiental da região.

Originário da Austrália, o eucalipto, teve seu plantio disseminado por Navarro de Andrade no começo do século passado para suprir de lenha as locomotivas. Quando praticada de modo sustentável, é uma cultura agrícola importante para satisfazer nossas necessidades de celulose e madeira e evita o corte de mais matas nativas.

A velha história que arruína o solo, não é verdade se os cuidados necessários forem tomados, basta para isso ver a Fazenda Melhoramentos em Caieiras, que o planta há mais de 80 anos.

No entanto em áreas de preservação ambiental como beiras de rios substituindo as árvores nativas ou na malha urbana, ele não pode e nem deve ser plantado, segundo os especialistas.

O que tem no Parque dos Eucaliptos no Morumbi

No Parque dos Eucaliptos não há lanchonetes e não é observado ambulantes próximos à entrada do local.

Você pode levar seu cachorro no Parque Eucaliptos, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Bicicletas, skates e assemelhados são proibidos de circular no parque.

Existem áreas de estar, playground, trilhas para caminhadas e/ou corridas, área para compostagem, minhocário e sanitários (limpos e conservados no dia da visita).



As atividades programadas no Parque Eucaliptos para seus visitantes, inclusive trilhas monitoradas, podem ser obtidas no telefone da administração do Parque.

Fauna e Flora Parque dos Eucaliptos Super Quadra Morumbi

Conforme a administração do Parque dos Eucaliptos há registros de 25 espécies de aves, a exemplo: beija-flor-tesoura, rolinha, sabiás (laranjeira e barranco), cambacica, joão-teneném, corruíra, pitiguari, tico-tico e chopim. Com a chegada da primavera, o parque recebe espécies migratórias como suiriri e bem-te-vi-rajado, que ali nidificam.

Podem ser observados rapinantes como gaviões-carijós e caracarás. O pica-pau-de-cabeça-amarela ou joão-velho chama a atenção pela sua beleza e fortes bicadas proferidas nos troncos das árvores à procura de larvas de insetos”.

A Flora é constituída de vegetação diversa por eucaliptal com sub-bosque, onde foi realizado plantio de mudas de árvores, além de áreas ajardinadas. Destacam-se bananeira, cafeeiro, cedro, cedro-de-bussaco, cuvitinga , embaúba-prateada, palmito-jussara, pau-brasil, seafórtia, sibipiruna e tipuana.

Como Chegar Parque dos Eucaliptos no Morumbi

As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 6837-10 – Shop. Portal – Term. Capelinha; 8026-10 – Jd. Ingá – Butantã; 746F-10 – Jd. das Palmas – Santo Amaro; 807M-10 – Term. Campo Limpo – Shopping Morumbi e 775F-10 – Jd. das Palmas – Hosp. das Clínicas.

Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). De carro acesse ao link “Ver no mapa” no box ao lado e trace seu roteiro. Não há estacionamento no interior do parque, mas é possível estacionar em ruas próximas (observe a sinalização no local).

Horário de Funcionamento Parque dos Eucaliptos Super Quadra Morumbi

  • Segunda a Domingo das 07h às 19h00

Endereço e Telefone Parque dos Eucaliptos no Morumbi

  • Rua Ministro Guimarães, 280 – Super Quadra Morumbi, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3742-6363

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário