Postos de Saúde e Hospitais do Morumbi

Os Postos de Saúde e Hospitais no Morumbi, centro de saúde ou ainda unidade de saúde(Brasil) ou posto médico(Portugal) é um posto de atendimento médico.

No Brasil, uma unidade de atendimento de saúde ou UBS (Unidade Básica de Saúde)[1], é onde encontram-se médicos, dentistas para atender à população de um bairro ou de uma determinada região.

posto-saude-morumbi

Sobre Postos de Saúde e Hospitais Morumbi

Hospital no Morumbi é um local destinado ao atendimento de doentes para proporcionar o diagnóstico, que pode ser de vários tipos (laboratorial, clínico, cinesiológico-funcional) e o tratamento necessário. Documenta-se o vocábulo português “hospital” no século XVI talvez por influência do francês “hôpital” do século XII derivados da forma culta do latim “hospitale” relativo a hospede, hospitalidade, adjetivo neutro substantivado de “hospitalis (domus).

Historicamente, os hospitais surgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade Média. A denominação “Hotel-Dieu”, que foi empregada para um conjunto de instituições francesas do século VII, já traz em si a noção de hospedagem e o caráter religioso que caracterizou a origem dessa instituição na Europa. Acredita-se que o 1º “Hotel-Dieu” foi fundado em Paris nos anos 651 ou 829 de nossa era. Rosen (o.c.)

Atualmente há diferenciação entre hospitais públicos e privados de grande e de médio porte a depender da sua entidade mantenedora e do número de leitos que oferecem. Os hospitais públicos por sua vez podem ser regionais e locais de acordo com a área de abrangência da população a ser assistida, são financiados e mantidos pelo Estado, sendo o custo menor para os doentes em comparação com os hospitais privados. No Brasil graças à concepção do Sistema Único de Saúde – SUS é completamente gratuito.

hospital-morumbi

Os hospitais também podem ser classificados pelo tipo de serviços que prestam: cirurgias gerais e especializadas, acompanhamento de eventos naturais como o parto (maternidade), o envelhecimento (Asilos e hospitais geriátricos) ou ao caráter de urgência / emergência da demanda. Assim sendo hospital pode se constituir como de caráter específico, acompanhando as divisões da especialidade médica por sexo, idade e/ou por atenção à patologias específicas (hospital do câncer, hospital psiquiátrico, de oftalmologia etc.) ou constituir-se como um hospital geral.



O atendimento nos Postos de Saúde e Hospitais no Morumbi deve ser gratuito e destina-se exclusivamente à prevenção. Os casos mais graves e/ou urgências, emergências, devem se encaminhar diretamente a um pronto-socorro (ou pronto-atendimento), onde há recursos adequados para tais atendimentos. No posto de saúde ou UBS[2], o paciente agenda as consultas para prevenção — ginecologista, obstetra, clínico geral, pediatra, dentista, psiquiatra e também vacinas e acompanhamento de hipertensão.

Quando há necessidade de exames de média e alta complexidade, especialidades médicas ou cirurgias, os pacientes são encaminhados para uma lista de espera de disponibilidade de vagas do governo do estado, pois a responsabilidade do município (prefeitura) é o atendimento básico. A relação médico/dentista varia de acordo com o estado; por exemplo, no Paraná a relação é de um dentista para cada um médico.

Horário de Funcionamento Postos de Saúde e Hospitais no Morumbi

  • Plantão 24 horas

Endereço e Telefone Postos de Saúde e Hospitais no Morumbi

Centro de Saúde Caxingui R. Ladislau Roman, 410
3721-0175
Centro de Saúde Real Parque Tv. Antonio Augusto Monteiro de Barros Neto, 31
3758-2133
Hospital Albert Einstein Av. Albert Einstein, 627
3747-1233
Hospital Iguatemi Av. Prof. Francisco Morato, 719
3094-2300
Hospital Infantil Darcy Vargas R. Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34
3723-3700
Hospital São Luiz R. Eng. Oscar Americano, 840
3093-1100
Fleury Medicina e Saúde Shopping Jardim Sul
3179-0822
Unidade Básica de Saúde Vila Sônia R. Abrão Calil Rezek, 91
3742-9844

Mapa de localização





Deixe seu comentário