Lula nega atrasos nas obras para a Copa e Olimpíadas e volta a citar Morumbi como opção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que não há atrasos nas obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 no país, apesar de cidades como São Paulo ainda não terem iniciado as obras de seus estádios.

– Eu não vejo nada atrasado, nem para a Copa do Mundo nem para a Olimpíada. O problema é que a gente não pode fazer o campo quatro anos antes.

O presidente garantiu que as obras já começaram “em vários estádios” e avaliou que os membros do comitê paulista para o Mundial deveriam ter insistido para que o estádio de São Paulo na Copa fosse o Morumbi.

A arena são-paulina foi descartada pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local, após não ter apresentado as garantias financeiras para as reformas necessárias. Um novo estádio a ser construído pelo Corinthians, time de Lula, foi anunciado como o palco paulista para os jogos da Copa, mas as obras ainda não começaram.



– Não sei por que o governo de São Paulo não brigou para manter o Morumbi. O Morumbi está pronto. Desde pequeno eu frequento o Morumbi. Já fui ao Morumbi com 100 mil pessoas, com 80 mil pessoas, já vi o Corinthians ser campeão, já vi o Corinthians apanhar um monte do Santos e nunca tive problema de trânsito. Daqui a pouco vão querer que a gente coloque um teleférico e já deixe o cara lá sentado.

Um dos pontos vistos como vulnerável pelos críticos do Morumbi são os problemas de acesso ao estádio e as dificuldades de se construir um estacionamento próximo à arena.

Nenhuma das 12 cidades que receberão jogos do Mundial no Brasil têm estádios dentro dos padrões exigidos pela Fifa. Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Natal as obras estão dentro do programado, mas locais como Recife e São Paulo preocupam.

Além das arenas, também existem problemas nos aeroportos. O ministro do Esporte, Orlando Silva, reconheceu esta semana que se as obras dos terminais não forem aceleradas, o país pode passar por um “constrangimento” na realização do Mundial.

O Rio de Janeiro, que será o palco da final da Copa do Mundo, vai receber a primeira Olimpíada da história na América do Sul em 2016.

Fonte: R7





Deixe seu comentário