Morumbi é cortado da Copa do Mundo de 2014

O estádio do Morumbi foi cortado nesta quarta-feira da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil por não ter apresentado as garantias financeiras para realizar o projeto de reforma aprovado pela Fifa, informaram o comitê organizador do Mundial e a Fifa.

O estádio do São Paulo Futebol Clube teve um projeto aprovado para realizar jogos até as semifinais do Mundial que teria um custo em torno de 630 milhões de reais, mas não apresentou a viabilidade financeira para as obras dentro do prazo exigido, segundo comunicado conjunto do comitê organizador e da Fifa.

No lugar das garantias financeiras, que teriam que ser apresentadas até 14 de junho, o comitê local da cidade de São Paulo apresentou um projeto menor de reforma do Morumbi, com custo total de 265 milhões de reais. No entanto, a nova proposta “não será examinada” pela Fifa por estar fora do prazo, de acordo com a nota.

“Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi“, afirmou o comunicado conjunto.



O chefe de comunicação do comitê organizador da Copa de 2014, Rodrigo Paiva, disse à Reuters que ainda nesta quarta-feira pode haver um outro comunicado a respeito da participação da cidade de São Paulo no Mundial. Um outro estádio poderia ser indicado para substituir o Morumbi, ou São Paulo pode ficar de fora da competição.

Indicada pelo comitê organizador da Copa como um das 12 cidades-sedes do Mundial, São Paulo escolheu o Morumbi como seu estádio para receber as partidas da Copa.

O estádio, no entanto, não cumpre os requisitos da Fifa para o Mundial em diversos pontos — incluindo estacionamento, área de convivência e espaço para a mídia — e vários projetos de reforma foram discutidos.

A proposta que foi aprovada pela Fifa no dia 14 de maio exigia obras no valor de 630 milhões de reais que colocariam o estádio em condições de sediar, por exemplo, o jogo de abertura da Copa e uma das semifinais, mas o São Paulo considerou o valor alto demais.

O novo projeto apresentado pelo comitê paulista previa uma participação menor do Morumbi na Copa, recebendo jogos até as oitavas-de-final, mas o comitê organizador afirmou que não há mais tempo para se discutir um novo projeto.

Fonte: G1





Deixe seu comentário