Prefeitura quer desapropriar casas de luxo no Morumbi

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) enviou projeto de lei à Câmara listando quatro vias da região do estádio do Morumbi, área nobre na zona sul de São Paulo, que terão imóveis desapropriados para a criação de uma avenida.

Serão alargadas a avenida Jules Rimet e as ruas Senador Otávio Mangabeira, João de Castro Prado e Dona Mariquita Julião. Ainda não há estimativa do número de imóveis a serem desapropriados.

O alargamento vai servir para implantar o segundo trecho da avenida Perimetral, de cerca de 2 km, ligando a rua Flávio Américo Maurano à praça Roberto Gomes Pedrosa, no estádio do São Paulo.

A via terá duas faixas em cada sentido, com um canteiro central –sobre ele será construído o elevado por onde passará o monotrilho da linha 17-ouro do metrô.

O monotrilho ligará o aeroporto de Congonhas ao Morumbi e ao Jabaquara e deve estar pronto em 2017. Sobre a Perimetral, haverá três estações –Paraisópolis, Américo Mourano e Estádio Morumbi.



A avenida Perimetral é um projeto mais amplo, com três trechos –pronta, irá ligar a marginal Pinheiros, na altura da ponte João Dias, à avenida Eliseu de Almeida.

O primeiro trecho margeia a favela de Paraisópolis e deve ser entregue em 2012. Ali, a via, em construção, terá três faixas em cada sentido.

O trecho integra o projeto de urbanização de Paraisópolis –sua construção desapropriou 32 imóveis e levou à remoção de 400 famílias.

O segundo trecho é esse para o qual Kassab determinou o alargamento das vias. Deverá ficar pronto em 2013. O terceiro vai ligar a favela à marginal Pinheiros e não tem data para conclusão.

Além de servir para o monotrilho, a prefeitura espera, com a nova avenida, aliviar o trânsito nas avenidas Giovanni Gronchi e Morumbi.

“Não resolve, pois todo mundo vai parar no mesmo lugar [na ponte João Dias]”, diz Silvio Teixeira, da Sociedade dos Amigos da Vila Inah. “Tudo o que fizerem para melhorar o trânsito é bem-vindo”, afirma Vera Lúcia Alves, da Associação dos Moradores e Amigos da Superquadra Morumbi.

Fonte: Folha.com





Deixe seu comentário