Saiba o que abre e o que fecha no Dia do Trabalho em SP nos bairros de SP, como Butantã, Pinheiros, Morumbi, Vila Sônia, etc.

A chegada de mais um feriado prolongado leva o paulistano que fica em São Paulo a se programar para saber quais serviços vão funcionar. Durante o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, comemorado na próxima quinta-feira, serviços públicos essenciais e atividades culturais diversas estarão disponíveis para quem resolveu não viajar.

Os 33 hospitais e pronto-socorros da Prefeitura funcionarão normalmente, atendendo 24 horas por dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para quem pretende aproveitar a folga, a dica são os parques municipais que abrem normalmente. Já os Clubes da Cidade não funcionam na quinta-feira (1º), mas voltam a abrir normalmente na sexta (2). Os CEUs abrirão para realizar atividades culturais e esportivas.

Confira como vai funcionar cada serviço durante o feriado:

Abastecimento

Na quinta-feira (1º), os mercados municipais de Guaianases, Lapa, Paulistano (Central), Pinheiros, São Miguel e Vila Formosa não abrirão. Os mercados Central Leste, do Ipiranga, Penha e Tucuruvi funcionarão até as 13h; e os de Pirituba, Santo Amaro e Sapopemba abrirão até as 14h. Na sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4) todos funcionarão nos horários habituais.

Lazer

Estarão abertos todos os dias: Centro Cultural São Paulo; Centro Cultural da Juventude; Bibliotecas Municipais, com exceção da Mário de Andrade e da Monteiro Lobato, que só reabrem no sábado (3). Os teatros municipais também estarão abertos todos os dias, sendo que a bilheteria do Theatro Municipal funcionará das 14h às 17h.

O paulistano também poderá visitar durante o feriado o Monumento à Independência (Capela Imperial), a Casa do Grito, a Casa nº 1, a Casa do Bandeirante, a Casa do Sertanista, a Capela do Morumbi, o Sítio Morrinhos, a Casa do Tatuapé e o Sítio da Ressaca.

Já Escola de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Balé da Cidade, Orquestra Experimental de Repertório, Casas de Cultura, Solar da Marquesa de Santos e Museu do Theatro Municipal não funcionarão durante o feriado.

Os Clubes da Cidade não funcionarão na quinta (1º), mas nos dias 2, 3 e 4 estarão abertos para atividades esportivas e de lazer.

Todos os Parques Municipais estarão abertos.

Transportes

Devido às festividades promovidas pelas centrais sindicais nas regiões norte e sul da capital paulista, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Metrô e a Empresa Metropolitana de Trens Urbanos (EMTU) terão seu horário de funcionamento alterado durante o feriado.

CPTM

Na quinta-feira (1º), haverá uma comemoração promovida pela CUT no Autódromo de Interlagos. A CPTM reforçará a frota na Linha 9 – Esmeralda (Osasco-Grajaú) a fim de reduzir os intervalos (que nos feriados costumam ser maiores). O tempo de espera entre as composições será de 10 minutos, das 6h até 13h; e de 6 minutos, das 17h até 20h. No restante do dia, o intervalo será de 12 minutos.

Já a via 3 da Linha 11 – Coral (Luz-Estudantes), entre as estações Brás e Tatuapé, será interditada por conta de serviços de manutenção do sistema de sinalização das 4h às 13h30. Por isso, os trens do Expresso Leste efetuarão embarque e desembarque somente na plataforma 4, na Estação Brás. Não haverá alteração nos intervalos.



As linhas 7, 8, 10 e 12 seguem a circulação programada para feriados, com intervalos de 15 minutos.

Durante a sexta-feira (2) e o sábado (3) a circulação não será alterada. Já no domigno (4), obras de manutenção nas linhas 11-Coral e 12-Safira aumentarão o intervalo entre os trens.

Metrô

Na quarta-feira (30), a frota de trens nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha será aumentada nos períodos da tarde e noite. O número de trens para a quinta-feira (1º) será equivalente ao de um domingo, de acordo com a Companhia do Metropolitano. Na sexta (2), sábado (3) e domingo (4), a frota normal será mantida. Já na segunda-feira (5), a operação comercial nas linhas 1, 2 e 3 será antecipada devido ao retorno das pessoas à cidade. As linhas 1 e 3 abrirão às 4h, e a linha 2 às 4h30.

EMTU

As concessionárias Internorte e Anhangüera, que atendem a Zona norte de São Paulo, vão operar com frota de dia útil na quinta-feira (1º) para atender aos usuários que pretendem participar de evento comemorativo na Praça Campo de Bagatelle. As outras concessionárias e a Metra, que opera o Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara), terão 60% da frota circulando.

Na sexta-feira (2), a frota será equivalente a de dia útil, e no sábado (3), estarão em circulação 60% dos ônibus intermunicipais. No domingo (4), a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU na Grande São Paulo funcionará com metade da capacidade.

Educação

Os blocos esportivos e culturais dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) estarão abertos, mas os telecentros dos escolões não funcionarão. As escolas permanecerão fechadas na sexta-feira (2), conforme o decreto que determinou o ponto facultativo.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos ficarão fechados na quinta-feira. Na sexta (2) o movimento será normal nas agências de todo o estado. As contas que vencerem no dia 1º poderão ser pagas na sexta-feira sem multas.

Saúde

Os 33 hospitais e prontos-socorros municipais estarão abertos normalmente, funcionando 24 horas por dia. Os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) abrem de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h às 19h, exceto os de Parelheiros, Sacomã, Alexandre Zaio, Tatuapé, Campo Limpo, Saboya, Ermelino Matarazzo e Waldomiro de Paula que, assim como os hospitais e prontos-socorros, trabalham em regime de plantão permanente.

Nesta semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam normalmente de segunda a quarta-feira. Os trabalhos serão retomados na segunda-feira (5).

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão.

Poupatempo

Os postos fixos e móveis do Poupatempo não funcionarão na quinta-feira (1º), assim como o Disque Poupatempo. Na sexta, o atendimento voltará ao horário normal.

Fonte: G1





Deixe seu comentário