Casa da Fazenda do Morumbi

Casa da Fazenda do MorumbiA Casa da Fazenda do Morumbi é uma relíquia do século XIX, construída em 1813 pelo Regente do Império, Padre Antônio Feijó. Seu terreno foi presente de Dom João VI ao grande produtor inglês de chá, John Maxwel Rudge, que se encarregou de transformar a região do Morumbi na primeira fazenda de chá no Brasil. Depois dele, familias tradicionais habitaram a Casa, como Diederichsen, Müller Carioba, Trasmontano e outras. O casal Franscisco e Maria José de Carvalho Ramos, que viveu ali durante quatro anos, até 1978, foi seu último morador.

Pelo seu significado histórico, a propriedade serviu de cenário para várias produções cinematográficas, como filmes "Sinhá Moça", de Tom Payne, rodado em 1952; "A Moreninha" e "Beto Rockfeller", de Oliver Perroy e a "Nova Primavera", de Franco Zefirelli.

Arte sacra exposta

Recentemente a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - ABACH, recebeu a outorga dos direitos do uso da Casa da Fazenda do Morumbi como Polo Cultural e com o projeto assinado pela arquiteta Elza Wolthers, restaurou todo o imóvel, que permanecera cerca de 20 anos fechado e abandonado.

Projeto de decoração interna a cargo de Gilberto Pacheco

Com todo o conforto e estrutura atuais, a Casa resgata o estilo inglês da época, com poltronas de couro e de tecido e móveis de influência napoleônica. Brasileiro, romântico e tropical. Este é o tripé em que o paisagista Cláudio Perissinotto e a arquiteta Mariana Cecchini se basearam para reproduzir o jardim de uma casa de fazenda típica do Brasil Colonial. Jaboticabeiras centenárias, abacateiros e mangueiras compõem as árvores mais antigas. Fazem parte da vegetação ipês, jacarandá, resedás e magnólias. Quanto às flores, azaléias cor-de-rosa colorem a frente do terreno, os jasmineiros e moréas se encarregam de dar seu toque branco ao redor da casa e as heras africanas, trepadeiras e jasmim-carolina enfeitam o orquidário.

Salão do restaurante

O projeto de restauração inclui ainda um belíssimo espaço gastronômico, composto por um elegante Restaurante no salão térreo do casarão, que tem como detalhe o teto gameta, minuciosamente pintado à mão pelo artista Carlos Machado, cujos motivos retratam fielmente a tapeçaria de uma porta de sacristia de 1850. A casa possui ainda um bar interno, cujo balcão pertencera ao Copacabana Palace e um bucólico Café, localizado junto a um espelho d'agua com ampla vista para o jardim.

Local agradável

Aliando sabor, cultura e lazer, a cozinha oferece cardápio internacional, que cuidadosamente se preocupou em incluir também pratos típicos, fiéis às características da culinária paulista da fazenda.

fonte:http://www.clubgourmand.com.br/restaurantes/casa-da-fazenda-do-morumbi




Sobre o EncontraMorumbi
Fale com EncontraMorumbi
Anuncie no EncontraMorumbi
Cadastre sua Empresa no EncontraMorumbi (grátis)



Termos EncontraMorumbi | Privacidade EncontraMorumbi
Bandeira da cidade de São Paulo